27.7.09

"Temos que aumentar a tarifa do transporte para melhorar a qualidade dos ônibus". Quantas vezes você já ouviu isso?

Uma polêmica que todos os anos traz dor de cabeça para a população. O aumento da passagem. A população sabe da necessidade de aumentar o valor da passagem de ônibus para melhorar a qualidade dos serviços prestados por parte das empresas. Uma promessa de investimento que nunca chega, o pior é que as empresas mantêm o mesmo discurso. Sempre. Vamos ver como está em algumas capitais pelo Brasil a fora. Manaus: 2,25 (inteira)<-> Estudante: 1,125 (meia) =Falam-se neste valor, imagina, chega a ser ridículo o estudante ter que pagar 1,12 centavos pela meia passagem (um valor quebrado). Uma das passagens mais cara do Brasil se igualando a capital que será sede da Copa do Mundo de 2014. Goiânia: 1,80 (inteira)<-> Estudante: 0,90 (meia) Curitiba: 1,80 (inteira)<-> Estudante: 0,90 (meia) Fortaleza: 1,20 (inteira)<-> Estudante: 0,60 (meia) = Fortaleza é a tarifa mais barata do Brasil. Belo Horizonte: 2,30 (inteira)<-> Estudante: 1,15 (meia) = Belo Horizonte tem aproximadamente sete tarifas diferentes. São Paulo: 2,30 (inteira) <-> Estudante: 1,15 (meia) = Uma das capitais mais desenvolvidas do Brasil. Esse reajuste passa uma vez o valor que a mesma classe vai receber de reajuste salarial, ou seja, além das empresas aumentarem a sua receita, ainda vão pagar uma miséria para seus funcionários, e melhoria que é bom nada.

26.7.09

PAÍS DE LOUCOS

Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata. Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa, do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage. Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda um regimento de blindados. Um diretor sem diretoria do Senado, cujo título é só para justificar o salário, ganha o dobro de um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional. Um assessor de 3º nível de um deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, as que ñ passa de um "aspone" ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas. Será que a democracia funciona? Será que vale a pena Tentar Mudar tudo isso?

25.7.09

Como começou, e o que proporciona a Internet

Início Guerra Fria A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida durante a Guerra Fria com o nome de Arpanet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear. Depois se tornou tão inútil para o exército americano que foi passado para um grupo de pesquisadores, que estudaram e desenvolveram o que temos de mais moderno hoje. Quem precisa da Internet? Todo ser humano que precisa de informação, pessoas cada dia mais ocupadas, sem tempo, que precisam de agilidade á todo momento, tudo pronto na hora, como funciona quase tudo feito hoje, com exceção das declarações emitidas por alguns Centros Universitários de Manaus, que demora uma eternidade para ficar pronta. Ceticismo, palavra estranha, porém bastante comum hoje, Jornalista formado para informar, escravo de seu próprio conhecimento. Algo que não funciona. Transformar futilidades em notícias, reportagens, enfim, tudo que consome a sociedade, um verdadeiro "furo ético”, produzir e vender informação. "É melhor ficar em casa ouvindo U2". **********************************************************************************

Viva a democracia...

Comentário sobre corrupção

Depois (presente e futuro) do envolvimento do filho de um Deputado em vários assassinatos, desvio de verba na Funasa, me aparece agora à porra do Ato secreto. Penso que posso definir ato secreto. Vou tentar! Vamos lá! Corrupção desvio de dinheiro público, superfaturamento, má distribuição de renda, nepotismo, enfim mais pobreza e dinheiro jogado fora. Fora não! Nas contas de políticos, visto que ninguém é doido de jogar dinheiro no lixo.

*****************************************************************************